135
Criadores de Tempestade

Pintura  
(Veja quadro ao final para o significado das faixas coloridas). As instruções do kit são de que vc teria que pintar todo o foguete em preto. Uma de minhas referências sugere as ogivas de combate em preto e o corpo dos foguetes em prata, mas nenhuma dessas é correta. Outra referência declara que as ogivas são dark green. Eu não sei se isso é real mas é uma suposição baseada no que eu vi durante meu serviço no Exército e particularmente nas bombas à disposição no museu. Na minha opinião as ogivas teriam sido em Deep Bronze Green, na mesma cor em que eram pintados os AFVs britânicos. É possível que os corpos também fossem desta cor, pois as fotos em preto e branco nas minhas referências, parecem mostrá-los com cores semelhantes. Como também diferentes companhias provavelmente fabricaram as ogivas e os corpos; também é bastante provável que eles eram de um verde escuro "diferente".
Há uma faixa light green ao redor do corpo da ogiva e eu normalmente a pintaria antes e depois faria o mascaramento. Eu decidi, no entanto, pintar um filme de decal transparente e apliquei-o posteriormente. Também teria sido ideal pintar as outras 2 faixas antes da cor principal, mas por razões que serão explicadas depois, não o fiz. Assim as ogiva foram pintadas em Humbrol Deep Bronze Green, e os corpos dos foguetes em Humbrol Dark Green.

Pintando a faixas do nariz.

No foguete real há duas faixa de ½", uma branca o outra vermelha em seu nariz (veja quadro), estas são de 0.26, ou seja 0.3mm em escala 1/48. Porque o nariz do foguete é em curva e as fitas de mascaramento cortadas com 0.3mm de largura não tem nenhuma adesão efetiva, outro método de criar estas faixas teria que ser encontrado.

Eu ponderei este problema desde o momento em que abri a caixa e sabia que teria que pintar as faixas. Eu achei a solução, bem no início da construção, era simples - como com todas as melhores idéias. A idéia não é completamente nova, mas eu tive que adaptá-la para uso nas ogivas. Inicialmente testei a idéia para conseguir alguma indicação se funcionaria ou não. Usando meu perfurador Historex eu fiz buracos de tamanho diferentes em 3 pedaços de fita Tamiya. O primeiro era grande bastante para mascarar a ogiva na posição da extremidade inferior da primeira faixa. O segundo, um buraco menor na largura do primeiro e na extremidade inferior da segunda faixa e o terceiro na extremidade superior da segunda faixa e na ponta do nariz. Nessa tentativa foram posicionados estes três pedaços de fita e concluí então que este método funcionaria. Os foguetes foram agora deixados separados até que o modelo estivesse completo, na certeza que a pintura seria fácil. Como eu estava errado...

Quando chegou a vez, eu saquei fora as primeiras máscaras. Para fazer os furos é necessário pôr a fita Tamiya sobre um plasticard fino, isto produz um buraco suave na fita. Eu perfurei os oito pedaços requeridos e procedi a aplicação nas ogivas (descasque a fita cuidadosamente fora do cartão para não rasgá-la). Para meu desânimo eu não consegui posicionar a fita corretamente. Quando eu tive uma perto de estar correta e furei o seguinte tamanho, eu percebi... que não ia funcionar.

Não sei por que me pareceu funcionar quando testei antes, porém agora não estava funcionando. Estudando a situação eu cheguei à conclusão que o quadrado de fita precisava de uma superfície plana para aderir. Soa bem, mas como você fixaria uma superfície plana ao redor de uma ogiva, de forma que ficassem nivelados em todos os aviões? A solução me veio bastante depressa, foi a execução que levou um tempo. Eu precisava de um suporte que segurasse os foguetes na vertical e também apoiasse um pedaço de plasticard com buracos perfurados, permitindo que a ponta da ogiva os trespassasse. Havia outra coisa para levar em conta - as delicadas aletas de resina.

Eu fiz várias tentativas de construir esse suporte, mas por uma razão ou outra eles não ficavam bons. Através dessas tentativas, eu percebi que uma caixa de embalagens de filmes de fotografia poderia ter a profundidade correta. Há bastante deles pela casa pois minha filha está fotografando muito. Eu recortei a seção central de 2 dos mais largos, (eu os poderia ter deixado intactos, mas assim ficariam um pouco fora de controle). Eles são de fato um tanto muito fundos, o que é uma coisa boa, porque é a solução para a proteção das aletas, e deu uma "mola" suficiente para segurar firme os foguetes. Eu usei um isolamento de espuma para pavimento laminado. Um pedaço foi cortado para se ajustar no fundo da caixa, um segundo, de tamanho semelhante teve os cantos recortados conforme o tamanho das aletas.

Agora eu só tinha que manter os foguetes na vertical. Os clipes nos corpos de foguete estavam no caminho, assim eu simplesmente fixei uma tira de plástico ao redor do interior da caixa. Para manter os foguetes na posição eu cortei um pedaço de espuma que pressionava os foguetes em sua posição nos cantos, contra a tira de plástico. Os foguetes ficaram firmes e na vertical, com altura suficienteque para que quando a tampa de cartão for posicionada, o que os pressionará para baixo, esta faça um ajuste firme. Este tampa foi feita de um cartão de visita de plástico que tenho em estoque e o qual uso para decantar tinta. Posições medidas cuidadosamente, buracos foram perfurados, usando um perfurador de número seguinte aos 3 usados anteriormente para mascarar. O cartão também foi cortado de forma que suas extremidades ficaram rentes à caixa, mas deixados com área suficiente dar para à fita algo em que aderir (veja fotos). Este cartão, quando posicionado em cima das ogivas e seguro por fita nos foguetes, deixava bastante da ogiva à mostra para aplicar o mascaramento. A fita foi perfurada e aplicada como descrito anteriormente, mas desta vez, com algo para aderir. Mais sobre isso depois... Basta dizer, neste momento, que eu fiquei bem satisfeito como as coisas tinhan ido. Da próxima vez que eu pintar ogivas em foguetes eu modificarei a caixa ligeiramente, acrescentando tiras de plástico também do lado de fora da caixa. Isto vai apoiar melhor o cartão com furos.


Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

 

Fotos do projeto
Clique para aumentar


Fotos do projeto
Clique para aumentar

 


About the Author

About Mal Mayfield (Holdfast)
FROM: ENGLAND - SOUTH WEST, UNITED KINGDOM

Hi, my name is Mal Mayfield and I have been modelling seriously for about 25 years. My main interest is 1/48 scale second world war. I build all types and all combatants. I have built 1/35 scale "targets" and 1/72 scale modern aircraft, plus a couple of cars. I have also dabbled with figure painting...