135
Criadores de Tempestade

Acabamento  
Se você lembra, no começo eu tinha pintado um pedaço de folha de decal transparente na cor Light Green, para ser aplicado às ogivas como faixa de indicação de carga ao redor da parte mais larga, sem problemas até aí então? Bem, sim, isso não quis funcionar, assim eu tive que descartar essa idéia. Eu terminei pintando à mão uma faixa Light Green ao redor de cada corpo, mascarando com uma tira de fita, repintando então com Deep Bronze Green. Ao remover o mascaramento eu tinha uma espécie de faixa Light Green. Elas não estavam tão definidas quanto eu queria. Porém pelo tempo que levei para fazer a pintura e pelas fotos de referência mostrando que a pintura real também não era perfeita, ela estava muito boa.

Pigtails.

Eu vi somente um modelo com os pigtails (fios de conexão) conectados em ambas pontas dos foguetes, assim mesmo foi mostrado como tendo sido conectados erroneamente. Os foguetes reais chegam com a ogiva e o corpo separados um do outro. Pelas fotos de referência parece que o método de montagem os dois é o seguinte, um mecânico ou outro qualquer da manutenção segura a ogiva no chão. Um segundo atarraxa o motor do foguete sobre a ogiva. O pigtail já vem encaixado no motor do foguete, a outra ponta é uma tomada com dois contatos e com um anel de fixação para encaixe. Esta tomada encaixa em uma conexão na superfície horizontal do suporte da grade traseira. Os foguetes deslizam sobre as grades, através de um par de clipes que fazem parte do corpo do motor do foguete.

Parece, novamente olhando as fotos, que uma vez que os foguetes são presos às grades o pigtails são deixados desconectados. Isto faz sentido, como uma precaução de segurança contra acidentes enquanto a aeronave está sendo preparada. As pontas seriam conectadas logo antes da decolagem. E esse era modo como eu queria representar meu modelo, pronto para ir caçar os "alvos" (tanques).

Em primeiro lugar, eu tive que achar um fio de diâmetro satisfatório, para representar as pontas do pigtail. O que eu tinha ou era muito grosso ou muito fino. Foi enquanto tentava resolver o problema do que usar para a antena de VHF no Typhoon que eu encontrei a solução. Eu queria algo que fosse fino, reto, flexível suficiente para dobrar, mas forte bastante para voltar à sua posição. Um filamento de nylon seria o ideal e eu achei a fonte perfeita nas cerdas do pincel de um frasco de cimento líquido Humbrol.

Ok, agora tudo que eu precisei fazer foi o anel de fixação mostrado na conexão de cada ponta. Para isto eu aqueci e estiquei então um tubo de plástico e cortei seções curtas. Estas foram colocadas nos buracos de 0.3mm que eu tinha perfurado na parte traseira do foguete e nos apoios da grade, com somente uma protuberância suficiente e foram pintados de preto. Cada um dos foguetes recebeu uma cerda, do pincel do cimento, que coincidentemente eram pretas. Estas foram então cortadas no mesmo tamanho. Os foguetes foram colados às grades, usando a CA e, quando tinham curado os pigtails foram colados no pedaço de tubo esticado, situado no apoio da grade. O filamento de nylon me deu o efeito curvado que eu estava procurando. As grades, completas com os foguetes foram acrescentadas então ao modelo.

Conclusão

Valeu a pena? Bem, havia antes uma grande aflição para tentar conseguir fazê-los corretamente. Às vezes foi muito frustrante e alguém pode contar a quantidade de trabalho empregado? Considerando que os foguetes levaram aproximadamente tanto tempo para construir e pintar quanto o resto do modelo do Typhoon, assim dobrando o prazer de modelar, então sim. Considerando que agora eu tenho o conhecimento de como fazer melhores foguetes, então sim. Considerando que eu finalmente descobri as cores das faixas de carga em armamento britânico, então sim. Considerando que eu sei quanto trabalho que tive e que perseverei, até mesmo quando tudo parecia estar dando errado, então sim.

Como um adendo, acho que se tivesse usado acetato transparente, em lugar de fita de mascarar, poderia ter dado acabamento melhor. Eu tentarei na próxima vez que construir alguns foguetes e relatarei aqui.

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar

Fotos do projeto
Clique para aumentar
 
Faixas de carga
Este é apenas um gráfico simples para mostrar o local e a cor da faixa de carga usado em armamento britânico.
Eu omiti os dados escritos nas faixas, pois são pequenos de se ver, a menos que se esteja trabalhando em escalas muito grandes. Veja na última foto.
 
 
 

 

About the Author

About Mal Mayfield (Holdfast)
FROM: ENGLAND - SOUTH WEST, UNITED KINGDOM

Hi, my name is Mal Mayfield and I have been modelling seriously for about 25 years. My main interest is 1/48 scale second world war. I build all types and all combatants. I have built 1/35 scale "targets" and 1/72 scale modern aircraft, plus a couple of cars. I have also dabbled with figure painting...